sábado, 16 de fevereiro de 2013

Perolas da Palestra do Moises na Canção Nova


No Evangelho de São João temos retratada a figura de Tomé, o apóstolo que não acreditou na ressurreição de Cristo até que visse com os próprios olhos. Ao seu modo, Tomé representa o homem de hoje, que tem um senso religioso dentro de si, mas se mantém distante da Igreja.

Ao parecer novamente entre os discípulos, dessa vez com Tomé entre eles, a primeira palavra que Jesus dirige ao apóstolo não é de reprovação, mas sim de compaixão, convidando ele a vir e tocar no seu peito aberto e em suas chagas.

Com essa atitude de Cristo, aquele que era tido como o mais incrédulo dos discípulos, provavelmente, passou a ser o mais firme em sua fé, pois ninguém viveu uma experiência tão concreta com Jesus ressuscitado do que ele.

Nos dias atuais os homens são convidados a fazer a mesma experiência do apóstolo e tocar em seu corpo. Só que agora o corpo apresentado é a Igreja, o seu corpo místico presente em todo o mundo e manifestado de inúmeras formas.

O discípulo é aquele que se deixa transformar na imagem Deus, pois quando alguém te ouvir, olhar ou sentir seu amor, não pode experimentar nada além do próprio Jesus. Como nos disse São Paulo: “Não sou mais eu que vivo, mas Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20).


A eleição gratuita de Deus o chamou para que você esteja perto d'Ele, pois a transformação passa pela intimidade e a amizade com o Pai. Só podemos amar verdadeiramente alguém quando o conhecemos, sem isso tudo será baseado em sentimentalismo e não em uma decisão.

Se buscamos a verdadeira felicidade não podemos viver em função dos nossos desejos, mas sim nos entregarmos a serviço do reino de Deus.

Não como servos, mas como amigos de Cristo, devemos estar dispostos a entregar nossa vida aos outros. Por que aquele que encontrou o verdadeiro Amor não busca mais em si mesmo suas realizações com atitudes egoístas.

Todos somos chamados a crer que o caminho da cruz é o único na vida do cristão. Quando nos decidimos por esse caminho escolhemos a plenitude da vida e da amizade com Deus.

Quem não tem intimidade com Cristo, por meio da oração, não conhece a si mesmo. Porque nossa essência como filhos de Deus só pode ser revelada, completamente, no próprio Cristo. Deixar que nosso coração se configure ao coração d'Ele é o primeiro para sonharmos os sonhos de Deus e continuarmos firmes.

Veja um trecho da pregação:







Um comentário:

  1. Simplesmente emocionante abandonar os nossos planos os nossos projetos para seguir os Planos e os Projetos de Jesus. Senhor Eis-me aqui. Faça-se em mim a tua vontade. Usa-me como tu quiseres.

    ResponderExcluir

Se conheça!

Já a alguns anos  procuro o auto conhecimento. Estudar sobre os temperamentos tem  ajudado  bastante a responder a pergunta - Quem sou eu?  ...