segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Criar espaços para a verdade

 

Coração tranquilo

Pérolas Pe. Fábio de Melo

Escolhas que não trazem sabor para nossa vida é igual a feijão sem sabor.

Quando eu não soube compreender a vida Tu vieste compreender por mim.

Quando os meus sonhos vi desmoronar tu trouxeste outros para começar.

Deus me ama, não estou só – É ele que hoje me diz – CORAGEM. Deus diz, estou aqui contigo como te prometi lembra?

Nós estabelecemos distâncias o tempo todo. Você pouco escuta “eu estou aqui se precisar de mim”. Pouco escutamos isso.

Um pouco de verdade, autenticidade é disso que sinto falta.

Efésios, 4

1. Exorto-vos, pois, - prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados,

2. com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade.

3. Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.

4. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança.

11. A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores,

12. para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo,

13. até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo.

14. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores.

15. Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo.

16. É por ele que todo o corpo - coordenado e unido por conexões que estão ao seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria - efetua esse crescimento, visando a sua plena edificação na caridade.

17. Portanto, eis o que digo e conjuro no Senhor: não persistais em viver como os pagãos, que andam à mercê de suas idéias frívolas.

18. Têm o entendimento obscurecido. Sua ignorância e o endurecimento de seu coração mantêm-nos afastados da vida de Deus.

22. Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras.

23. Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma,

24. e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.

25. Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros.

26. Mesmo em cólera, não pequeis. Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento.

27. Não deis lugar ao demônio.

29. Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem.

30. Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção.

31. Toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia.

32. Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo.

As pessoas são assim tem dificuldades de falar a verdade. Digo as pessoas porque não me incluo nisso. Gosto da verdade. Me sinto livre porque falo a verdade.

Hoje ouvi alguém muito próximo dizer, “ é preciso fingir” não gosto de fingir, não quero fingir, o que peço a Deus é que eu não mais me aborreça com pequenas mentiras, pouca lealdade, falta de fidelidade.

Mentiras que anestesiam.

A nossa verdade choca as pessoas.

O objetivo é não mais chocar, porém, não fingir, não mentir, não ser infiel, a meta é não ser atingida pelas atitudes do outro, a meta é transcender, a meta é AMAR.

AMAR o outro, se colocar no lugar do outro, entender o outro, não magoar o outro, é ser mais leve, menos atingida porque o outro fez algo que eu não gostei.

Se a opção é pela verdade, no mesmo saco não cabe a mentira.

A pior coisa é a mentira, usam a desculpa de mentir para não magoar o outro, ou para não se comprometer com o outro, tenho dificuldades com isso, tenho raiva(meu pecado) e aí pago preço alto, porque o Espírito Santo nessa hora vai embora, ele não fica comigo na hora da minha raiva, encurralada agrido, agressão com gestos e palavras reação natural que eu preciso tomar conta.Colocar essa raiva numa coleira essa é a meta. Na minha raiva paro de ouvir a Deus e aí o inimigo entra.

As vezes estamos inteiro em Deus mas, em algum momento sentimos como se uma flecha nos atingisse. Desafio: desviar-se dessas setas. Preciso cuidar dos pequenos detalhes um deles é a raiva na falta de lealdade do outro esse é um exemplo de flecha no meu peito. Esse pecado é necessário ser extirpado na minha vida.

O desafio é ser Cristão 24 horas por dia. O meu conforto é que dessas 24 horas a maior parte das horas eu me sinto cumprindo o que desejo para minha vida de santidade, mas, em uma hora posso deixar o pecado entrar, e aí sim, pode estragar as horas de Santidade.A minha Glória é que todos os dias tenho um encontro  com Deus. 

PHN:

Não me deixar atingir pela falta de lealdade do outro

Não criticar nada nem ninguém

Silenciar naquilo que eu não gosto, mas, o meu silêncio não pode ser confundido com “lundu”, com beicinho, essa é a arte da leveza que eu busco.

Não posso dar espaço para que o inimigo entre na minha vida, por isso a vigilância total.

Ser livre é a meta – A minha liberdade será um testemunho que arrastará isso eu tenho certeza.

Uma palavra dita sem discernimento é a a vigilância – preciso conviver com o que eu digo, mastigar, antes de dizer o contrário é vomitar, a palavra tem que demorar mais na minha boca. O que eu digo é correto, mas, muitas vezes é dito na hora errada, da forma errada, não crio o espaço para dizer. É preciso treinar, preparar o espaço, estrago o que quero dizer na minha imprudência.

O sinal de que Deus chegou para resolver o problema não é na hora da tempestade mas, na hora da calma. Refletir é a meta. A calma é o momento que sabemos que Deus está agindo dentro de nós.

Anunciar o Cristo é amar o outro. Viver no Espirito Santo me permite tocar nas coisas que eu considero lixo em mim. É duro mas, é perfeito, Deus ilumina o meu lixo e aí eu estou conseguindo dia a dia tirar esse lixo, ainda tem muito lixo e as vezes eu mesmo sem querer jogo o meu lixo no outro. Na tentativa de acertar eu acabo errando.

O desafio é saber conviver com as coisas que retiram sabor.

Não quero morrer sem mudar o meu jeito de ser. Quero sim tirar todo o lixo da minha história.

A verdade será sempre a minha característica, a abominação a mentira sempre terei, porém, não tirarei o sabor de ninguém, nem o meu porque tenho que conviver com a mentira e falta de lealdade do outro.

Quero fazer a diferença pelo amor ao outro, pela palavra e gesto que faço.

Hoje faço a diferença do contrário que quero, porém, eu luto com muita força para fazer a diferença pelo amor e eu vou conseguir não tenho duvida disso.

Sou território Santo, não sou terreno baldio para ficar cheia de lixo.

Sou território Santo.

 

NÃO ESTOU SÓ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se conheça!

Já a alguns anos  procuro o auto conhecimento. Estudar sobre os temperamentos tem  ajudado  bastante a responder a pergunta - Quem sou eu?  ...